terça-feira, 26 de setembro de 2017

Workshop "Inovação, Patentes & Informações Tecnológicas: O que todo mundo deveria saber"


Nos dias 16 e 17 de outubro acontecerá o Workshop sobre "Inovação, Patentes & Informações Tecnológicas: O que todo mundo deveria saber". Será composto por dois módulos, cada um com duração de 6 horas. O Workshop tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre patentes e capacitar os participantes a utilizarem informações contidas em patentes de forma estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. Para tanto, o palestrante abordará não só como informações técnicas contidas em patentes individuais podem ser utilizadas, mas como grandes conjuntos de informações podem ser explorados para a identificação de oportunidades e definição de estratégias.

Tópicos abordados:

MÓDULO 1 

Revisão de fundamentos sobre propriedade intelectual e sua aplicação prática em negócios, com destaque a patentes.

- Uso estratégico de patentes e informações patentearias:

• Mapeamento de segmentos tecnológicos
• Prospecção de oportunidades
• Invenção estratégica
• Patenteamento estratégico
• Identificação e monitoramento de potenciais concorrentes e parceiros
• Estudos de liberdade de comercialização e patenteabilidade
Fontes de informações, ferramentas e técnicas de busca de patentes e informações tecnológicas
• Literatura não patentearia
• Bases de dados gratuitas
• Portal Capes
• Bases de dados comerciais

MÓDULO 2

• Oficina busca de patentes;
• Oficina técnicas para redação de patentes.

Obs: Para esse módulo serão 25 vagas disponíveis, caso o número de inscritos ultrapasse o número dessas vagas os primeiros terão preferência. Faremos ainda confirmação via e-mail de sua participação. 

Instrutor Henry Suzuki

Henry Suzuki, é Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Colaborador sobre inovação e propriedade intelectual em diversos programas de capacitação empresarial e mentoria. Empresário, Co-inventor das Clever Caps (www.clevercaps.com.br). 






Local e Horário

MÓDULO 1

Data: 16 de outubro de 2017
Período da manhã: das 9h às 12h
Período da tarde: das 13h30 às 16h30
Ambos no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA - Mossoró.

MÓDULO 2
 
Data: 17 de outubro de 2017
Período da manhã: das 9h às 12h - No laboratório de simulação - LABSIM, Laboratório de Engenharia II, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA - Mossoró.
Período da tarde: das 13h30 às 16h30 - No auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA - Mossoró.


Garanta a sua inscrição aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário