terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UFERSA Representa Mossoró em Competição Nacional

A SAE BRASIL 2012, competição nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para acontecer de 25 a 29 de março na cidade de Piracicaba/SP, é um evento que estimula os alunos do curso de Engenharia Mecânica de todo o Brasil a colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Neste ano, vai oferecer uma competição de Mini-Baja, veículo automotivo construído pelos próprios estudantes, além de seminários onde os mesmos devem expor as etapas de construção de seu projeto.
 
 
Para representar a região, os alunos do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnologicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Mossoró, formaram a equipe Cactus Baja, que irá participar da SAE BRASIL 2012. A equipe surgiu dentro do projeto Baja SAE da UFERSA, criado em 2009, por iniciativa do aluno Mario Jorge Lopes, 22, da primeira turma de Engenharia Mecânica.
 
 
Atualmente o projeto é coordenado pelo professor Alexandre Costa, e co-orientado por Edson Nogueira, Natanael Takaeo e Rômulo Pierre. O principal objetivo é formar profissionais, como destaca o docente Edson Nogueira, “Não queremos só construir um carro, mas formar um profissional e desenvolver nele a capacidade de vender ideias e tomar decisões”, conclui.
 
 
O projeto conta com a participação de 19 alunos, em sua maioria do curso de Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia, que trabalham em grupo para planejar e construir um veículo automotivo, o Baja, capaz de andar em terrenos acidentados e atender as exigências da competição. A equipe Cactus Baja vem trabalhando no seu modelo automobilístico há quase um ano, com o custo de 15 mil reais, e conta com financiamentos de entidades solidárias, como a própria UFERSA, que cedeu o valor necessário para a compra do restante das peças e transporte até o local do evento. O grupo SAE Baja da UFERSA deve terminar seu modelo até o fim de fevereiro, para logo em seguida começar os testes e se preparar para a competição.
 

retirado de : www2.ufersa.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário